Facilitadores

adriana-fitAdriana Fittipaldi

Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília – UnB. Psicoterapeuta especialista em Gestalt-terapia individual e grupal, com formação em Síntese Transacional e Ecologia do Ser. Membro docente do Instituto de Gestalt Terapia de Brasília – IGTB. Focalizadora e participante de círculos sagrados femininos há mais de 15 anos, aprendendo especialmente com Mirella Faur e partilhando com as irmãs da Teia de Thea. Bailarina clássica formada pela ACDB e focalizadora de Danças Circulares Sagradas. Facilitadora do seminário  A Arte de Viver em Paz – UNIPAZ e de outros workshops de sua autoria em que utiliza a mitologia como instrumento de cura pessoal e ampliação de consciência. Mãe de Isabela e Gabriel.

Adriaadriano-caceresno Cáceres

Graduando do curso de Nutrição e trabalha como terapeuta ayurvédico, com formação pela Academia Internacional de Ayurveda, Escola Yoga Brahma Vidyalaya de coordenação do médico José Ruguê. Pesquisador e palestrante nas áreas de saúde, nutrição funcional e alimentação consciente. Trabalha como Terapeuta Ayurvédico desde 2013. Concluiu alguns cursos na área de saúde e nutrição funcional, dentre eles o Curso Councious Eating, ministrado pelo médico estadunidense Gabriel Cousens e o Curso de Bioquímica da Nutrição com Correlações Clínicas, ministrado pelo professor Henrique Freire Soares.

milamaiaCamila Maia

Permacultora, educadora e designer para a inovação social e sustentabilidade. Formada pela Universidade de Brasília, usa a vocação do design de materializar sonhos para ajudar a trazer ao mundo novas soluções movidas pelo propósito. Gosta de fazer junto, com autonomia e liberdade, no máximo da potência dos talentos de cada um, em rede, em iniciativas que conectem ação e coração. Nos últimos anos, atuou como facilitadora de aprendizagem e supervisora pedagógica no Projeto Águas do Cerrado e como agente de inovação do SEBRAE, enquanto desenvolvia alguns experimentos e projetos pessoais. Na busca por caminhos mais transformadores foi se interessando por educação para a sustentabilidade, metodologias participativas e colaborativas, gameficação, pensamento sistêmico e teoria integral. Atualmente é co-criadora no Estúdio Cirandas e na Catalise e mediadora ecopedagógica no Ipoema.

daniel-tygelDaniel Tygel

M.Sc em Física Teórica (Unicam). Participou dos movimentos de extensão comunitária na universidade e em educação ambiental, campo na qual atuou junto à rede pública do sul de Minas Gerais. Integrante do movimento de Economia Solidária através da Rede Brasileira de Socioeconomia Solidária, atuou por sete anos como secretário executivo do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (www.fbes.org.br). Atua no desenvolvimento de soluções em tecnologias da informação voltadas para movimentos sociais, como mapas e protocolos de comunicação no Brasil e no exterior. É integrante da EITA (Educação, Informação e Tecnologia para Autogestão), um coletivo autogestionado dedicado a fortalecer as lutas de movimentos sociais do campo popular através da construção de tecnologias livres da informação e metodologias participativas para seu uso e apropriação.

dhyan-kapishDhyan Kapish

Formado em Educação Física pela UnB em 1983, especialista em Educação Física e Desporto Escolar pela UFV (Viçosa), Especialista em Administração da Educação pela UnB (Faculdade de Educação). Mestre em Educação pela UnB e doutor em Ciências do Desporto pela UTAD-Portugal. Atua em disciplinas relacionadas com a Corporeidade, o lúdico, a prática de ensino nas escolas e fora delas. Desenvolve projetos de extensão e pesquisa voltados para o desenvolvimento humano e orienta grupos de imersão meditativa.

dominic-barterDominic Barter

Consultor internacional em Comunicação Não Violenta em Práticas Restaurativas. Desenvolve projetos e capacitações, no Brasil e no exterior para governos, empresas, grupos diversos e para a ONU. Trabalhou com Marshall Rosenberg por mais de uma década e é coordenador do projeto Lusófono para o Centro Internacional de Comunicação Não- Violenta.

Edgard-GouveiaEdgard Gouveia Jr.

Arquiteto e Urbanista (FAU-Santos/SP), foi pesquisador do Instituto TIBÁ – Tecnologia Intuitiva e Bio-arquitetura por 4 anos, pós-graduado em Jogos Cooperativos na Universidade Monte Serrat em 2003, onde também foi Professor de pós-graduação 2004-2006 no curso Desenvolvendo Comum-Unidades. É consultor e palestrante internacional nas áreas de protagonismo jovem, tecnologias sociais, empoderamento molecular e comunitário, em Jogos Cooperativos, sendo facilitador do Projeto Cooperação. É presidente e cofundador do Instituto Elos – BR, e membro da International Web Berkana desde 2006. É Fellow da Ashoka. Atualmente, está envolvido com Guerreiros Sem Armas como co-criador e designer do Jogo Oasis.

eduardo-struchiEduardo Strucchi

Comunidador Social, atua na área de elaboração de metodologias pedagógicas, estratégias multiplataforma, educação, relações interpessoais, meio ambiente e sustentabilidade. Realizou consultoria para projetos educacionais na Unesco. É autor de jogos didáticos premiados pelo Ministério da Educação na categoria Tecnologia Educacional para Educação Integral.Co- fundador da assossicação de empreendedores Goma.

Eduardo-weaverEduardo Weaver

Engenheiro eletrônico, Master of Science pela University of Birmingham (Inglaterra), MBA em Gestão Empresarial, instrutor de yoga, professor universitário e conferencista internacional. Presidente da empresa Ecosintonia, Diretor da Editora Teosófica e Diretor da União Planetária. Foi coordenador da primeira turma do Educação Gaia em Brasília. Especialista em filosofia oriental, ecologia mental, holismo, yoga, meditação e ecotreinamento. Além de conduzir eventos nestas áreas, possui muitos programas gravados para a TV e veiculados regularmente através da web e de uma rede de emissoras de televisão vinculadas à TV Supren da União Planetária.

fabio-brottoFábio Brotto

Co-Fundador do Projeto Cooperação, Diretor da Pós-graduação em Jogos Cooperativos & Cultura de Paz e na Pós em Pedagogia da Cooperação & Metodologias Colaborativas; Designer de Soluções Colaborativas para Organizações em Transformação. Em parceria com Unesco, Ministério dos Esportes, Gaia Education, Unicamp, UNB, Palas Athena, Sescoop, Sebrae, Unipaz, Sesc e outras instituições, está tecendo alianças para difundir a Cultura da Cooperação por meio de cursos e publicação de livros e artigos abordando os Jogos Cooperativos, a Pedagogia da Cooperação e outras Metodologias Colaborativas.

flaminio-levyFlamínio Levy

Pesquisador, escritor e engenheiro. Ph.D. em Engenharia Mecânica, University of Liverpool, UK. Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia pelo ITA. Tem experiência prática em energia solar fotovoltaica e aproveitamento de água de chuva. Foi professor do ITA (de 1978 a 1995) e da UnB (de 1996 a 2015) nas áreas de resistência dos materiais, compósitos estruturais e energia. E em cursos de graduação e pós-graduação, no ITA e na UnB, já orientou 02 Teses de Doutorado, 22 Dissertações de Mestrado, 36 Projetos de Graduação e 12 Iniciações Científicas. Já publicou dois livros técnicos, e mais de cento e cinquenta artigos científicos em periódicos indexados bem como em congressos internacionais e nacionais. Colabora com comunidades espirituais desde 1980.

chicaoFrancisco Nilson

Designer de serviços, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas, pós-graduado em Relações Internacionais e mestre em Desenvolvimento Sustentável. Trabalhou na Missão do Brasil junto à ONU em Genebra, foi Coordenador de Sustentabilidade da Organização da Rio+20, consultor da ONU e diretor do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal. Atualmente é sócio-diretor na empresa Ecosintonia, projetando serviços sustentáveis, e no Coletivo Inovação, criando infoprodutos online de sustentabilidade.

gabriela-mendesGabriela Mendes

Bioarquiteta, atua na área há mais de 15 anos. Seus projetos de arquitetura contemplam eficiência energética, iluminação natural, reutilização de águas descartadas, fossas ecológicas, captação e utilização da água da chuva, tetos verdes, utilização de material local e renovável.

 

 

Gabriel-romeo2Gabriel Romeo

Fotógrafo de Natureza, Permacultor e graduando em Agroecologia.
Extrativista do Cerrado, Coletor de Sementes, Criador de Abelhas Nativas e Educador Ambiental. Atua com Permacultura e Agroecologia há 13 anos, tendo colaborado com a fundação do Instituto de permacultura IPOEMA em 2005.
Tem formação em PDC – Permacultura Design Course. Participou de curso de Princípios Avançados em Permacultura com David Holmgren, co-criador do conceito da Permacultura. Participou de diversos cursos com Ernest Gosth criador co conceito de Agrofloresta/Agricultura Sintrópica. Hoje é membro fundador do Instituto IluMina e morador da ecovila Espaço IluMina. Colabora com o Movimento Ambientalista da Serrinha do Paranoá.

Haroldo Mendonça

 

 

 

 

igor-aveliniIgor Avelini

Geógrafo pela Universidade de Brasília (UnB – 2012) e mestre em Tecnologia, consumo e sustentabilidade pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (UnB – 2016). Atualmente trabalha para o projeto Equinócios ministrando oficinas semanais de agroecologia e agricultura urbana junto à populações em situação de risco, coordena o projeto Re-Ação voltado à promoção da sustentabilidade e produção orgânica na cidade de Brasília e executa o projeto Realidade (edital PPP-Ecos, do Institudo Sociedade, População e Natureza [ISPN]) consolidando práticas agroflorestais e extrativistas aliadas à conservação junto a três assentamentos da reforma agrária no município de Mambaí, Goiás. Integrante da ONG Mutirão Agroflorestal e produtor agroflorestal.

João Pantoja

Ocupe o Rio Doce

 

 

 

joe-valleJoe Valle

 

 

 

 

jose_rugueJosé Ruguê

Médico, professor internacional de Ayurveda, diretor da Escola Yoga Brahma Vidyalaya, Presidente da Fundação Sri Vájera, Presidente do Movimento Mundial de Ayurveda, Professor de Ayurveda do Curso de Práticas Integrativas da UNIFESP, Pesquisador de plantas medicinais fazendo paralelos entre as plantas brasileiras e de outras culturas tradicionais como chinesa, indiana e dos índios brasileiros (etnofarmacologia), Pesquisador associado a Universidades da Índia como Patanjali Yog College e Tilak Uiversity – Pune.

jua-pereiraJuã Pereira

Biólogo, 10 anos de experiência com Agrofloresta, proprietário do Sítio Semente, referência nacional em Agricultura Sintrópica.

 

 

 

kaka-weraKaká Werá

Escritor, ambientalista e conferencista brasileiro de origem indígena caiapó, do grupo dos txucarramães. Fundador do Instituto Arapoty, empreendedor social da rede Ashoka de Empreendedores Sociais e conselheiro da Bovespa Social & Ambiental. Leciona, desde 1998, na Universidade da Paz (Unipaz) e na Fundação Peirópolis. Já fez conferências sobre respeito à diversidade cultural no Reino Unido, Estados Unidos, Israel, Índia, México e França. Foi candidato pelo Partido Verde ao Senado Brasileiro pelo Estado São Paulo nas eleições gerais no Brasil em 2014.

Leonardo Leal

 

 

 

marco-aurelioMarco Aurélio Bilibio

Psicólogo, M.Sc em Psicologia Clínica com ênfase em Psicologia da Religião na UnB, Ph.D em Desenvolvimento Sustentável da UnB, pioneiro na introdução de ecopsicologia no Brasil. Gestalt-terapeuta e estudante da relação entre psicologia e tradições de sabedoria orientais como o budismo , o taoísmo ; Yoga e conferencista , radialista e diretor de programas de TV.

marcos-arrudaMarcos Arruda

Economista e educador M.Sc pela The American University, Washington DC e Ph.D pela UFF. Foi professor de Filosofia da Educação no IESAE (Instituto de Estudos Avançados em Educação, da FVG). Sócio-fundador do Instituto Cajamar, do Ibase e do PACS (Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul), do qual é atualmente coordenador geral. É sócio do Instituto Transnacional (Amsterdã). Conferencista e consultor em diversas universidades e governos. Trabalhou em educação e desenvolvimento autogestionário com Paulo Freire e foi consultor econômico do Conselho Mundial de Igrejas e do Conselho Internacional de Agências Voluntárias, em Genebra. É colaborador da Rede Brasileira de sócio-economia solidária e participa da coordenação do movimento Jubileu Sul, que promoveu os plebiscitos sobre a dívida externa, ALCA, Alcantara e Vale do Rio Doce.

maria-aliceMaria Alice Campos Freire

Uma das 13 Avós do Conselho Mundial das Avós, curadora e fundadora do Centro de Medicina da Floresta, desenvolveu os Florais da Amazônia e é mestre das cerimônias de Umbanda no Santo Daime.

 

Monica_PicaveaMônica Picavêa

Jornalista, pós graduada em Marketing pela Faculdade Católica de Adminsitração de Empresas – FAE – Paraná, com mestrado em Negócios pela Baldwin Wallace – Ohio – USA. Com passagem em diversas empresas de comunicação e marketing, há 8 anos vem desempenhando cargos de diretoria em Organizações do Terceiro Setor. Cursou Design em Sustentabilidade pelo Gaia Education na Escócia, e hoje atua com o desenvolvimento de estratégias intersetoriais de desenvolvimento social . Traz em seu currículo 16 premios na áreas de projetos sociais pela Fundação Alphaville e dois prêmios nacionais em Sustentabilidade pela diretoria de Sustentabilidade da AlphaVille Urbanismo. Pela Superintendência da Fundação Stickel, foi responsável pela implantação de um projeto de sustentabilidade para comunidade de baixíssima renda, na Brasilândia, reconhecida pelo movimento de Cidades em Transição Mundial, como uma experiência inédita no mundo. Atualmente é consultora para investimento social privado e projetos de inovação social, pela Oficina da Sustentabilidade.

paulo-cesarPaulo César Araújo

Graduado em Administração de Empresas, com Pós-Graduação em Gestão de Projetos (Ibmec-DF), Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas (Projeto Cooperação-Faculdade São Vicente/SP). Facilitador da Metodologa Dragon Dreaming, capacitado pelo co-criador da metodologia, John Crott (2013), tendo participado também do curso Superando Bloqueios. Em 2014, aplicou o Dragon Dreaming em três projetos comunitários na Bacia do Rio São Bartolmeu Vivo. Facilitou cursos de Dragon Dreaming em Brasília (União Planetária), Belo Horizonte (Escola de Administração Fazendária). Participou do Confestival Dragon Dreaming Brasil (Matutu/MG) e do Curso de Ecologia Profunda com John Croft. Fez palestra de apresentação da metodologia para a comunidade de Gerente de Projetos do PMI-DF (Project Manegement Institut). Em 2015 facilitou quatro Cursos Introdutórios Dragon Dreaming no MinC – Ministério da Cultura, capacitando mais de duzentos agentes culturais na metodologia. Em 2015 participou do Confestival Internacional Dragon Dreaming (Piracanga/BA). Em 2016 facilitou Cursos Introdutórios em São Jorge e Brasília e Avançado em Brasília. Facilitou a Organização do Congresso Brasileiro de Agroecologia’2017. Aplicou a metodologia no Sindicato dos Bancários de Brasília, participou dos treinamementos Introdutório e Avançado da Metodologia Sociocracia 3.0 e Desgin Thinking. Atualmente é ativista na organização da Rede Dragon Dreaming Brasília, do Movimento Rio São Bartolomeu Vivo, Fórum Aliança Cerrado, Diretor da Fundação Mais Cerrado.

Regina-FittipaldiRegina Fittipaldi

Arquiteta e Urbanista, pós graduada em Gestão Ambiental em Cidades / Pró Reitora de Meio Ambiente da UNIPAZ – Campus –DF/ Especialização em Ecovilas – assentamentos humanos sustentáveis / Produtora e Apresentadora do Programa de Rádio “Ecos da Natureza” FM-89,9 MHZ/ Educadora de Workshops sobre Cultura de Pazs e Seminários com abordagem em Ecologia Profunda e Transdisciplinaridade / Coordenadora Editorial e Âncora dos Programas de TV “Ética e Sustentabilidade” e “Terra, meu amor!” TV Supren – União Planetária / Conselheira do Conselho de Meio Ambiente – CONAM do Governo do Distrito Federal –GDF / Conselheira do Conselho de Recursos Hídricos – CRH – GDF / Conselheira do Comitê de Bacia do Paranoá – CBHP / Membro do CIRAT / Membro do Aliança Cerrado/ Membro do Colégio Internacional dos Terapeutas / Autora de livros de literatura infantil / Autora de peças de teatro infantil e musicais / Poetiza premiada em concursos literários no Brasil e América do Sul / Mãe de Adriana e Eduardo / Avó de Isabela, Gabriel e Kael.

rex-thomasRex Thomas

Rex Thomas é pesquisador da aplicação terapêutica das leis da física quântica. Terapeuta, jornalista internacional, escritor e filosofa. Fundador do Instituto Rex Thomas, da ONG Terapeutas Sem Fronteiras (Therapists Without Borders) e Encontro AMEH (Amigos do Espírito Humano). Criador do Brasil pela Paz Mundial; um movimento da Humanity For World Peace. Criador das técnicas; Cosmologia Transpessoal, Nexus Program e Nexus Therapy, com aplicações pratica e terapêuticos das leis da física quântica, para autorrealização e bem-estar. Autor do livro Arte de Ser e Viver. Viaja o Brasil e o Mundo ministrando cursos, palestras e workshops, vivencias e atividades voltadas a despertar da paz interior, bem estar e evolução humana.

Roberto_CremaRoberto Crema

Psicólogo e Antropólogo do Colégio Internacional dos Terapeutas, Mestre em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris. Formação em diversas escolas humanísticas e transpessoais, criador do enfoque da Síntese Transacional – uma Ecologia do Ser, na perspectiva de uma quinta força em terapia. Coordenador geral do I Congresso Holístico Internacional (1987), que impulsionou a criação da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ e implementador, no Brasil, da Formação Holística de Base, fundamentada na abordagem transdisciplinar (1989). Membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal – ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation (Escócia). Reitor da Universidade Internacional da Paz – Rede UNIPAZ. Autor e coautor de 30 livros.

sergio-ribeiroSérgio Ribeiro

Formado em Comunicação Social, com pós-graduação em gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas e mestrado em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília. Trabalha há 15 anos com o tema da sustentabilidade e do cuidado com a água tendo sido coordenador de campanhas e analista sênior do “Programa Água para a Vida” do WWF-Brasil por 8 anos e coordenador de articulação da “Rede Internacional de Estudos e Ações Transdisciplinares da Água- REATA” entre 2012 e 2014. Também desenvolveu trabalhos como consultor de instituições como UNESCO, Instituto Interamericano de Cooperação para a Água – IICA, Organização dos Estados Americanos – OEA e Global Water Partnership – GWP. Em 2015 foi convidado a assumir a Subsecretaria de Água e Clima da SEMA- DF. Atualmente ocupa o cargo de Chefe da Unidade Estratégica de Água da mesma instituição. É autor e colaborador de livros como “Nascentes do Brasil: estratégias para a proteção de cabeceiras”, “Água para a Vida, Água para Todos: boas práticas em saneamento”, “Águas Emendadas” e “Água e Cooperação: reflexões, experiências e alianças em favor da vida”.

taisa.mattosTaísa Mattos

 

 

 

 

talita-portoTalita Porto

Facilitadora de diálogos pela Matres Socioambiental. Advogada com especialização em Direitos Indisponíveis e MBA em Gestão de Negócios Socioambientais pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas. Atua como organizadora da Conferência Nacional de Alternativas para Uma Nova Educação – CONANE, encontros de caráter intersetorial pelos quais já passaram mais de mil pessoas e que buscam dar visibilidade à inovações educacionais, contribuindo para a formação de redes e transformações no sistema educacional brasileiro. Participa do conselho gestor do Programa Gaia Education em Brasília.